Novas características e funções do SQL Server versão 2016
OWindows SQL Server 2016 fornece às empresas um banco de dados básico de gerenciamento de dados e inteligência comercial que permite a todos os funcionários com o CAL apropriado para executar todas as aplicações típicas de negócios. O SQL Server 2016 também suporta uma gama de ferramentas de desenvolvimento - tanto no local como na nuvem - e os administradores se beneficiam de um gerenciamento eficiente do banco de dados que requer o mínimo de recursos de TI.
Maior desempenho do SQL Server 2016
A versão 2016 do Microsoft SQL Server pontua não apenas por suas opções flexíveis de implementação, mas também por seu desempenho otimizado, do qual os usuários com um benefício CAL. As funções integradas in-memory, disponíveis para todas as cargas de trabalho, proporcionam um aumento de desempenho a uma velocidade comparável à in-memory OLTP. Características como Tabelas Temporais para histórico de dados, bem como In-Memory Columnstore e Query Store, também melhoram o desempenho do SQL Server 2016.
Serviços Microsoft SQL Server R
O novo SQL Server R Services da Microsoft disponibiliza agora a linguagem estatística R para o SQL Server 2016. Enquanto anteriormente os dados para análise tinham que ser exportados do banco de dados SQL e importados para R, os usuários com uma licença de acesso do cliente agora podem executar todos os scripts R diretamente no SQL Server. Isto não só reduz o tempo, mas também aumenta a segurança, uma vez que não é mais necessário transferir dados sensíveis.
Serviços de dados mestre para gerenciamento de dados mestre
Os serviços de dados mestre no SQL Server permitem aos usuários gerenciar eficientemente um conjunto mestre dos dados de sua organização. Estes dados podem ser organizados em modelos com MDS, regras podem ser criadas para atualizá-los e quem tem permissão para atualizá-los também pode ser definido. O conjunto de dados mestre pode ser compartilhado com outros usando o Excel.
Serviços de Relatórios (SSRS) para os repórteres
O SQL Server Reporting Services, com uma licença de acesso do cliente, fornece um conjunto de ferramentas e serviços para criar, gerenciar e entregar relatórios móveis e paginados; os funcionários podem lê-los através de um navegador no portal web ou via e-mail até mesmo em um dispositivo móvel.
Serviços de Análise é uma ferramenta para fornecer dados analíticos - para relatórios comerciais e de Serviços de Relatórios, ou para aplicações de clientes de terceiros ou ferramentas de inteligência comercial. Os Serviços de Relatórios no SQL Server 2016, por outro lado, fornecem a um usuário várias funções para gerar relatórios de diferentes fontes de dados e publicá-los em diferentes formatos.
Melhoria da segurança
O Microsoft SQL Server 2016 também tem algumas melhorias significativas a oferecer em termos de segurança: Com a Row-Level Security (RLS) - segurança no nível da linha - os proprietários de uma CAL podem implementar certas restrições no acesso à linha de dados. Isto pode ser usado, por exemplo, para garantir que certos funcionários só possam acessar exatamente aquelas linhas de dados que são relevantes para eles. Isto se aplica, por exemplo, ao acesso restrito dos clientes corporativos aos dados que são importantes para eles.
Sempre Criptografada protege dados sensíveis, tais como números de cartões de crédito ou cartões de identificação, que são armazenados em um banco de dados Azure SQL ou SQL Server. Sempre Criptografado distingue entre os usuários autorizados a visualizar os dados e aqueles que os administram mas não devem ter acesso a eles.
O Mascaramento Dinâmico de Dados, por outro lado, simplifica a codificação de segurança em aplicações: O DDM trabalha para impedir o acesso a dados sensíveis, mascarando-os para usuários não autorizados.
Todas as inovações importantes do SQL Server 2016 em um relance:
- Suporte de nuvens melhorado através da integração de bancos de dados Stretch para conectar ambientes no local e a nuvem
- Suporte para soluções OLAP (Online Analytical Processing) convencionais
- Integração da linguagem de programação R para análises estatísticas com Advanced Analytics
- A segurança em nível de linha (RLS), assim como o recurso Sempre Criptografado e o Mascaramento Dinâmico de Dados aumentam a segurança
- O T-SQL (Transact-SQL) maximiza o desempenho do servidor SQL
- A inteligência empresarial móvel ponta a ponta está disponível para todos os dispositivos móveis, seja Windows, Android ou iOS smartphones, para publicar relatórios usando Excel 2016 ou BI Power
- PolyBase para processar consultas ao Transact-SQL a partir de fontes de dados externas e ampliar a inteligência comercial com o SQL Server Reporting Services (SSRS)
Requisitos de hardware para a instalação do Microsoft SQL Server 2016
Para assegurar a instalação e operação sem problemas do Microsoft SQL Server versão 2016, os seguintes requisitos mínimos devem ser cumpridos:
- Disco rígido: pelo menos 32 GB, SQL Server 2016 requer pelo menos 6 GB de espaço em disco rígido
- RAM: pelo menos 512 MB, pelo menos 2 GB para a opção de instalação com desktop
- Mostrar
- Processador: 64 bits com 1,4 GHz (ou processador dual-core com pelo menos 1,3 GHz ou processador quad-core)
- Placa gráfica: Super VGA com uma resolução mínima de 800x600
- Drive óptico para instalação a partir de DVD
Requisitos adicionais de hardware dependem da respectiva configuração do sistema e das aplicações pré-instaladas.
Modelo de licenciamento com licenças de acesso de clientes (CALs) para Microsoft SQL Server 2016
Com a versão 2016 do SQL Server, a Microsoft também introduziu novas condições de licenciamento. Com certas edições do SQL Server 2016, você tem a escolha entre o licenciamento Pro Core e o licenciamento com CALs(Client Access Licenses) - seja para usuários ou dispositivos. Esta diferenciação torna o licenciamento de servidores mais flexível e, ao mesmo tempo, mais econômico. Não há suplementos caros, pois com um CAL todas as funções do servidor disponíveis para uma edição são integradas.
O licenciamento com CALs é geralmente a opção mais econômica, especialmente para pequenas e médias empresas ou organizações cujo servidor oferece um escopo de desempenho inferior de acordo com suas necessidades, sem ter que renunciar às funções e ao desempenho do SQL Server 2016. Este modelo de licenciamento é, portanto, melhor quando o número de clientes conectados ao sistema SQL Server é conhecido. Mesmo com um dispositivo ou CAL do usuário, as exigências individuais de cada empresa para um sistema de TI podem assim ser atendidas.
Licenciamento do SQL Server 2016 com CALs
Ao licenciar com CALs, o uso de serviços SQL Server 2016 pelos usuários é separado da implementação do software do servidor. A licença do servidor só autoriza os administradores a acessar o sistema de gerenciamento do banco de dados. Os funcionários precisam de sua própria licença de acesso de cliente - seja na forma de uma CAL de usuário ou CAL de dispositivo. Sem uma das duas licenças, os recursos e dados do servidor não podem ser acessados.
CAL do usuário ou CAL do dispositivo para SQL Server 2016?
A distinção entre User CAL e Device CAL for Windows SQL Server permite uma licença particularmente flexível - esta é uma licença relacionada ao usuário e ao dispositivo. Desta forma, a Microsoft cobre os dois usos típicos do Windows SQL Server 2016. Uma licença de dispositivo leva em conta outras formas de acesso ao servidor Windows além de uma licença de usuário:
Com um Device CAL for Microsoft SQL Server 2016, adquire-se o licenciamento de um único dispositivo final específico, pelo qual este pode ser um computador desktop, um notebook ou um telefone celular ou tablet. Todo usuário que tem permissão para usar este dispositivo também pode usá-lo para acessar o SQL Server 2016. Este conceito de licenciamento é, portanto, ideal para estações de trabalho que são utilizadas por funcionários em mudança.
Com um CAL de usuário, por outro lado, o SQL Server é licenciado para um usuário muito específico. Este usuário pode, assim, acessar seus dados e serviços de qualquer lugar e com qualquer dispositivo final compatível com Windows - seja PC desktop, notebook ou dispositivo móvel - independentemente do dispositivo. O CAL do Usuário é, portanto, a solução ideal para funcionários que trabalham em locais de trabalho de mudança - por exemplo, no campo ou em diferentes locais da empresa - ou que usam regularmente o escritório em casa ou trabalham na estrada.
Para ambas as formas de acesso do cliente, a licença não pode ser transferida para outro dispositivo final ou para outro usuário. Da mesma forma, um CAL de Usuário não pode ser usado como um CAL de Dispositivo ou vice-versa.
Por outro lado, é possível utilizar tanto CALs de Usuário quanto CALs de Dispositivo para SQL Server 2016 em uma empresa, ou seja, combinar livremente os dois tipos. Isto é particularmente útil se os dois tipos de uso forem comuns da mesma forma.
CALs de dispositivos e usuários para o SQL Server 2016 a um preço razoável na Wiresoft
Se você tiver dúvidas sobre seu licenciamento personalizado do Windows SQL Server 2016 com licenças de acesso do cliente - nós o aconselharemos individualmente sobre a combinação de licenças mais vantajosa para você. Com as licenças de acesso ao servidor disponíveis na Wiresoft, você pode facilmente cobrir suas necessidades individuais ou mesmo expandi-las.
Wiresoft oferece tanto CALs de dispositivos como CALs de usuários para a versão 2016 do Microsoft SQL Server a preços particularmente baixos. Estas são licenças originais da Microsoft de empresas na Europa, que foram verificadas por nós quanto à autenticidade e absoluta impecável usabilidade. Como cliente, você se beneficia da vantagem de preço das licenças de software não utilizadas que adquirimos completamente legalmente de empresas confiáveis. Muitos de nossos clientes já utilizam esta vantagem. Sinta-se à vontade para nos contatar a qualquer momento com perguntas sobre seu licenciamento com CALs para o Microsoft SQL Server 2016: